Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

A dança da vida

Dom | 22.04.18

Vamos ajudar o nosso Planeta?

      Hoje, dia 22 de Abril, é o dia da Terra e como não podia deixar de ser, o post é dedicado a ela! Todos ouvimos (e cada vez se ouve mais) que devemos preservar o nosso planeta e que existem várias formas de o fazer, no entanto, seria necessário que todos nós contribuíssemos para tal. O ideal seria todos fazermos tudo certo, mas ninguém é perfeito e, a meu ver, seria ótimo se cada um de nós tentasse fazer pelo menos algumas coisas.

      Apesar de ser um tema que se ouve bastante ainda surge muito a dúvida “O que posso fazer ou o que posso fazer mais para preservar o planeta?”.

      Vou deixar-vos algumas ideias daquilo que podem fazer para contribuir para o bem-estar do planeta e de todos nós.

 

FORA DE CASA:

1.Com toda a desgraça que aconteceu o ano passado devido aos incêndios, existem associações que estão a pedir voluntários para plantar árvores por todo o país. Uma das associações que tenho seguido mais é a Terra de Esperança. Passem pelo site e inscrevam-se como voluntários para plantar árvores. No fim do dia, tenho a certeza que te vais sentir muito feliz por teres contribuído para esta causa. Eu já me inscrevi e tu também o vais fazer?!

 terra de esperança.png

 2.Para não desperdiçares água com o teu jardim, evita regá-lo a uma hora de calor, pois a água vai evaporar com muito mais facilidade e o jardim acaba por receber pouca água. Talvez o fim do dia seja uma boa opção!

3.Investe em produtos em segunda mão, dando-lhes uma nova vida, evitando assim, deitá-los fora. Caso não consigas dar-lhe uma nova vida, pensa em alguém a quem esse objeto fosse útil e oferece-o.

4.Tenta comprar alimentos produzidos em locais perto de ti. Desta forma, contribuis para a economia local e evitas que sejam libertados gases no transporte de alimentos. Sei que isto não é possível fazer em todo o lado, mas imagina que na tua zona há produção de morangos. Na hora de ires às compras dá preferência aos morangos produzidos na tua zona e não aos que vieram de fora. Se fizeres com um, dois ou três alimentos já é bastante positivo!

5.Sempre que fores às compras leva um saco contigo, assim evitas que seja gasto mais plástico (que custa bastante a degradar-se). Tens duas opções: primeiro, podes trazer sempre no carro um daqueles sacos grandes que há à venda e sempre que fores às compras é só levá-lo contigo. Outra opção, se és mulher e se às vezes vais comprar pouca coisa, podes trazer na tua mala um saquinho de pano!

 saco de pano.jpg

DENTRO DE CASA:

1.Apaga a luz sempre que sais de uma divisão. A tua carteira e o Planeta vão agradecer!

2.Se tens eletrodomésticos em casa que já não utilizas, não coloques no lixo. Há campanhas de recolha de eletrodomésticos, por isso aproveita-as para os tirar de casa.

3.Recicla! Não custa nada ter recipientes em casa para separar o lixo e depois colocá-lo nos respetivos ecopontos…

 recicla.jpg 

4.Recebe as tuas faturas por e-mail, as árvores vão agradecer!

5.Os fósforos são mais ecológicos que os isqueiros, pois estes são feitos de plástico e no seu interior contêm gás butano.

6.Reduz a quantidade de água que gastas no banho e a lavar os dentes.

 

tormeira-pingando-principal.jpg

 

      Todos nós somos responsáveis por um ambiente mais saudável, sendo importante passar a palavra aos nossos amigos e estes a outras pessoas. Não custa melhorar os nossos hábitos. Por nós, pelos outros, pelo ambiente e pelas crianças de hoje que são os adultos de amanhã e também por isso elas devem ser consciencializadas da importância de determinados atos.

 

      Agora já sabes!

      Mãos à obra e passa a palavra!

 

Até breve!