Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

A dança da vida

Sex | 19.04.19

Receita: Folar da Páscoa

50.JPG

      Faltam apenas dois dias para a Páscoa e quem não gosta de adoçar a boca nestas épocas festivas?!

        E na Páscoa há o famoso folar que eu tanto adoro!

       Lembro-me como se fosse hoje de fazer os folares da Páscoa com os meus avós e com a minha mãe. Fazíamos bastantes e depois dávamos a pessoas conhecidas, vizinhos, etc… Lembro-me de ir oferecê-los com a minha mãe. Deliciava-me com esta partilha, com as emoções (às quais na altura não dava, certamente, o devido valor), mas o que me deliciava mesmo era também a confeção dos mesmos em família… Havia conversas, gargalhadas e eu chegava a ajudar a colocar farinha na mesa e a barrar os folares com o ovo.

      Foram momentos tão deliciosos que ainda hoje me lembro deles com todo o carinho e emoção.

    Hoje desafiei a minha mãe a fazermos os tais folares. Não com a mesma receita, não com a mesma quantidade. Não no forno a lenha. Mas mantendo vivo o sabor da Páscoa.

     Procurei uma receita na internet (que na verdade não difere muito da receita da minha mãe) e colocámos mãos à obra. O resultado foram dois mini-folares. Vou deixar-vos a receita, caso queiram aproveitar o Sábado para a fazerem.

 

Receita

Ingredientes:

Farinha – 500g

Açúcar – 100g

Margarina (derretida) – 75g

Leite morno – 100ml

2 ovos

Raspa de limão

1 colher de sopa de fermento

1 colher de café de canela (opcional)

Gema de ovo (para barrar o bolo)

 

Execução:

1.Adicionar metade do leite a 100g de farinha e ao fermento. Mexer até formar uma massa que se solta da taça e das mãos.

2.Numa taça à parte, colocar a restante farinha e fazer um buraco no centro.

3.Dentro do buraco, colocar a massa feita no ponto1, o açúcar, a margarina, a canela, os ovos (batidos com um garfo) e a raspa de limão.

4.Amassar tudo muito bem até que a massa desapegue da taça e fique fofa e elástica.

5.Passar uma taça por água quente e limpá-la. Colocar lá dentro a massa e polvilhá-la com farinha. Tapar e cobrir com um cobertor. Deixar a levedar por, sensivelmente, 1h30min.

6.Ligar o forno a 200ºC e forrar o tabuleiro com alumínio.

7.Fazer duas bolas com a massa e coloca-las no tabuleiro.

8.Com um pincel, barrar o bolo com a gema de ovo.

9.Colocar no forno por, sensivelmente, 30min.

 

Que a vossa Páscoa seja deliciosamente feliz!

 

51.JPG