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A dança da vida

Ter | 03.04.18

8 benefícios do exercício físico

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      Todos ouvimos falar de que praticar exercício físico faz bem à nossa saúde, mas vamos lá explicar (tendo em conta pesquisas que efetuei – eu não percebo muito do assunto) mais detalhadamente  8 aspetos da nossa saúde que são favorecidos.

  1. Melhora a saúde física e aumenta a energia: com a prática regular de exercício físico, a nossa resistência vai aumentando, tornando-nos cada vez mais fortes e, desta forma, não nos cansamos com tanta facilidade. Além disso, a nossa qualidade muscular também melhora com o passar do tempo. É importante praticar exercício, pensando no presente e também no futuro, uma vez que os exercícios ajudam a prevenir a osteoporose. Apesar de gastarmos energia durante o treino, no final vamos sentir-nos mais leves e mais enérgicos.
  2. Ajuda a combater a depressão: não é necessário ter treinos intensivos para combater um estado mais depressivo. Uma caminhada, aula de yoga, aeróbica e hidroginástica são exemplos de atividades simples que também ajudam a combater a depressão. O importante é movimentarmo-nos, pois nesse tempo o corpo produz a hormona da felicidade que nos ajuda na nossa boa disposição.
  3. Oferece mais saúde: o exercício físico, seja qual for, é benéfico para o nosso organismo e melhora várias das nossas capacidades, como a concentração, criatividade, diminui o stress e a ansiedade. Além disso, ainda fortalece o nosso sistema imunitário, permitindo-nos uma vida mais longa e saudável.
  4. Melhora a auto-estima: como já referi, quando praticamos exercício físico, libertamos a hormona da felicidade. Quando terminamos uma aula, um treino ou uma caminhada sentimo-nos bem acima de tudo porque estamos a cuidar de nós, aumentando a nossa auto-estima e auto-confiança.
  5. Melhora a qualidade do sono: a pratica de exercício permite-nos ter um melhor descanso e, consequentemente, no dia seguinte estamos com mais energia. Quanto mais regular for o exercício, mais tranquilas serão as noites. Podemos concluir que o exercício físico é um medicamento natural para as insónias!
  6. Aumenta a felicidade: a ação do exercício influencia áreas do cérebro que controlam o stress e a ansiedade. Faz libertar as hormonas da felicidade, o que nos permite sentir emoções positivas. Não é a intensidade do treino que faz com que estas hormonas sejam libertadas, mas sim o simples facto de nos movimentarmos (comprovado num estudo feito com 24 mulheres com depressão). Ao praticarmos exercício sentimo-nos mais livres e leves e com uma sensação positiva acerca de nós e do mundo que nos rodeia.
  7. Diminui a ansiedade: a nossa energia é proporcional ao exercício que praticamos e é ela que nos vai ajudar a combater o stress. O exercício físico tem o poder de descontrair o corpo, a mente e ativar o sistema imunitário, provocando um estado de plenitude, pois no momento da prática do exercício libertamo-nos temporariamente dos nossos problemas e de toda a tensão acumulada.
  8. Melhora a memória: o exercício também contribui para uma mente mais equilibrada, ajudando na proteção da memória e facilitando a rapidez do pensamento. O aumento dos batimentos cardíacos obriga a que mais sangue seja impulsionado para o cérebro, aumentando o crescimento de células cerebrais.

 

      ATENÇÃO: se não praticas exercício físico há algum tempo ou se estás a pensar em começar agora tem cuidado. Começa lentamente e, ao longo do tempo, vais aumentando a durabilidade e intensidade do treino, pois no início o teu organismo não está habituado e se começares de forma agressiva pode ser prejudicial para a tua saúde.

 

Espero que este post tenha sido útil.

 

Até breve!

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