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A dança da vida

Sab | 03.02.18

10 dicas para controlar a ansiedade

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      A ansiedade é algo muito difícil de controlar, pelo menos para mim. É caracterizada pelo medo, apreensão, mal-estar, insegurança e pela sensação de que está a acontecer algo desagradável.

     Muitas pessoas recorrem ao seu médico e vêm de lá com receitas de medicamentos que ajudam a controlar a ansiedade (sei muito bem o que isso é, acreditem). Ainda assim, mesmo com a medicação, quando o estado de ansiedade é muito elevado podemos recorrer a algumas formas naturais que nos ajudem a acalmar.

      Ao encontrares a causa da tua ansiedade, deves procurar soluções para a resolução do problema e utilizar as dicas que te vou apresentar. Tento colocar estas dicas em prática e, de certa forma até me têm ajudado.

     1 – Controlar a respiração, inspirando lentamente pelo nariz, sentindo a respiração na barriga e não no peito e expirar pelo nariz também até sentir que todo o ar foi extraído. Foi um médico que me ensinou a fazer isto há pouco tempo e desde então que tenho feito este processo três vezes seguidas em alguns momentos do meu dia.

     2 – Dedica tempo para cuidar de ti, uma vez que é essencial ouvires e perceberes as tuas próprias necessidades. Cuidares de ti tem um impacto fundamental para o teu equilíbrio e bem-estar.

     3 – Preserva os bons pensamentos, aqueles que te tornam mais leve, livre e que te façam sorrir. Ao pensares positivo irás atrair energias e respostas também elas positivas. Sorri. O riso ajuda na cura emocional, relaxa e diminui a ansiedade.

     4 - Procura rodear-te de pessoas que te fazem bem, pois essas pessoas contribuem para a tua melhor qualidade de vida e contribuem para o teu equilíbrio emocional.

     5 – Tenta manter os teus pensamentos no presente, uma vez que quando estás focado no momento atual tens uma maior capacidade de análise e ação. Ao vaguear pelo passado ou futuro, a ansiedade tende a aumentar e acabas por não conseguir resolver os problemas do presente.

    6 – Organiza-te. A organização contribui para o teu bem-estar, uma vez que a probabilidade de saberes onde tens as coisas é maior, o qe te leva a encontra-las mais facilmente, sem entrares em stress. Logo, o facto de estares num ambiente organizado ajuda ao equilíbrio emocional e menor ansiedade.

      7 – Confia mais em ti, pois tu és quem te conhece melhor e és a tua companhia 24 sobre 24 horas. Pensa que és capaz e que farás de tudo para que o bem venha ao teu encontro.

     8 – Pratica uma atividade física. Isso irá aumentar os teus níveis de serotonina. No momento da atividade tenta focar-te no que estás a fazer e tenta pensar em tudo o que te faz feliz e te mantém em equilíbrio.

      9 – Bebe chá. Este tem substâncias que tendem a acalmar e, como consequência, levam à redução da ansiedade.

    10 – Relaxa antes de ir dormir, procurando fazer atividades que te acalmem e permitam que quando fores para a cama estarás mais tranquilo. Podes ler 10/ 15 minutos, tomar banho, beber o teu chá, fazer um puzzle… Procura acima de tudo, estar longe dos ecrãs (televisão, telemóvel, tablet…).

 

      Espero que estas dicas tenham sido úteis e que consigas colocar, pelo menos algumas, em prática.

 

      Até breve!

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